Disciplinas

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do PPG Neurociências divide-se em três diferentes eixos:

1) disciplinas obrigatórias e com conteúdo acerca de neurobiologia funcional e estrutural, formando um núcleo ou domínio comum no campo neurocientífico, com disciplinas que abordam conteúdos de anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, bioquímica, biologia celular, e farmacologia com um enfoque específico no sistema nervoso central;

2) disciplinas optativas de domínio específico, relacionadas às linhas de pesquisa do PPG Neurociências, i.e., neurobiologia e manejo de doenças neuropsiquiátricas, como depressão, ansiedade, doenças neurodegenerativas, entre outras;

3) eixo de disciplinas optativas de domínio conexo, i.e., conjunto de disciplinas interdisciplinares e que apresentam conexão entre as áreas de conhecimento, e.g., metodologia científica, pesquisa e inovação, manejo de animais de laboratório, etc.

O PPG Neurociências exige uma carga horária, expressa em unidades de créditos, respeitando um total de vinte e quatro, no mínimo, para o Mestrado, sendo dezoito créditos integralizados em disciplinas e seis créditos referentes à Dissertação e um total de quarenta e oito créditos, no mínimo, para o Doutorado, sendo trinta e seis créditos integralizados em disciplinas e doze créditos referentes à Tese.


EIXO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO 1 – neurobiologia funcional e estrutural:

  1. Neurofisiologia (disciplina obrigatória; quatro créditos). Essa disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a entender princípios de neurofisiologia.
  2. Neuroquímica – I (disciplina obrigatória; quatro créditos). A disciplina tem como objetivo fornecer conhecimento básico e propiciar discussões dos aspectos moleculares da função neural e de sistemas de neurotransmissão, bem como introduzir metodologias de uso corrente nos estudos neuroquímicos.
  3. Neuromorfologia (disciplina obrigatória; seis créditos). Essa disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a entender o processo de formação e desenvolvimento do sistema nervoso desde a parte molecular até a anatomia das principais regiões encefálicas, desenvolvendo e estimulando os alunos na análise crítica de artigos científicos na área.
  4. Neurofarmacologia (disciplina optativa; quatro créditos). A disciplina tem como objetivo proporcionar ao aluno a compreensão dos princípios celulares e moleculares norteadores no desenvolvimento de fármacos que atuam no sistema nervoso, proporcionando subsídios à compreensão de estratégias e métodos aplicados à neurofarmacologia, bem como de alvos e/ou fármacos de uso nas doenças que afetam o sistema nervoso central.
  5. Seminários em Neurociências I e II (I obrigatória para o mestrado, 2 créditos; II obrigatória para o doutorado, 4 créditos).

EIXO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO 2 – DISCIPLINAS OPTATIVAS DE DOMÍNIO ESPECÍFICO:

  1. Neurobiologia da Depressão (optativa; dois créditos).
  2. Aspectos Neurobiológicos e Comportamentais das Doenças Neurodegenerativas (optativa; três créditos).
  3. Processos Oxidativos e Mecanismos de Defesa Antioxidante (optativa; três créditos).
  4. Mecanismos de Doenças Neurogenerativas (optativa; dois créditos).
  5. Modelos Animais Aplicados à Neurociências (optativa; três créditos).
  6. Neurotoxicologia (disciplina optativa; dois créditos).
  7. Neuroquímica II (disciplina optativa, três créditos).
  8. Fisiopatologia do Covid-19 (disciplina optativa; dois créditos).

EIXO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO 3 – DISCIPLINAS OPTATIVAS DE DOMÍNIO ESPECÍFICO:

  1. Metodologia Científica Aplicada às Ciências Biomédicas (optativa; quatro créditos).
  2. Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação (obrigatória para quem utiliza modelos animais; dois créditos).
  3. Prática Docente (optativa; quatro créditos).
  4. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Neurociências (optativa; três créditos).
  5. Divulgação Científica em Ciências Biomédicas (optativa; três créditos).