Egressos

A formação de recursos humanos qualificados à prática de atividades profissionais, de ensino e pesquisa, capazes de gerar inovações e se adaptar aos constantes avanços da tecnologia é fundamental ao progresso de uma nação. Neste sentido, em 1965, por meio do parecer 977/65, da Câmara de Ensino Superior (CES), cujo relator fora o conselheiro Newton Sucupira, os cursos de pós-graduação stricto sensu foram regulamentados no Brasil, tendo como objetivo fomentar a formação de professores universitários e pesquisadores competentes que pudessem atender à expansão do ensino superior e promover o desenvolvimento da pesquisa nacional. Em consonância, a proposta do Programa de Pós-graduação em Neurociências/UFSC é multidisciplinar e objetiva integrar pesquisadores atuantes nesta temática e formar recursos humanos qualificados para a docência, pesquisa e extensão na área de Neurociências, abrangendo principalmente a seguintes áreas: Neurobiologia Celular e Molecular, Neuroquímica, Psicobiologia, Neurofarmacologia, Neurofisiologia e Neurociências Aplicadas.

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PPG Neurociências) iniciou suas atividades de mestrado em março de 1994, e de doutorado em 2005, tendo titulado, até o presente momento (07/04/2021), duzentos e oitenta e cinco (285) pós-graduandos, sendo oitenta (80) doutores e cento e setenta e três (173) mestres. Tais egressos podem ser conferidos no Portal de Egressos da UFSC (https://egressos.sistemas.ufsc.br/). Este número de titulações demonstra o importante ofício do PPG Neurociências na formação de recursos humanos qualificados no Estado de Santa Catarina.

Dos 79 Doutores já formados pelo PPG Neurociências (até dezembro de 2020) temos o seguinte destino: A) 50,63% dos egressos estão atuando como professores em Instituições de ensino superior, público (22 egressos) ou privadas (18 egressos); B) 27,8% dos egressos são pesquisadores (e.g., pós-doutorado ou professores visitantes), no Brasil (15 egressos) ou no exterior (7 egressos). Portanto, 78,47% dos doutores egressos do nosso programa estão atuando em atividades de ensino e/ou pesquisa. Isso mostra que a missão do PPG Neurociências de proporcionar elevados índices de fixação de docentes pesquisadores tem sido atingida com excelência. Ademais, destaca-se, que da totalidade dos egressos de doutorado, 11,39% atuam como clínicos em sua profissão de origem (e.g., médicos, psicólogos, odontólogos, nutricionistas e fisioterapeutas). Ainda, 2,5% estão atuando como empresário-empreendedores; 2,5% como técnicos de pesquisa/laboratório; 1,26% como servidores públicos; e 3,79% em outras atividades.

Da totalidade dos egressos de doutorado, 50,63% atuam em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, no Estado de Santa Catarina (e.g., UFSC, UDESC, IFSC, UNIPAMPA, FURB, UNOESC, UNC, UNIPLAC, UNISUL, UNISOCIESC, entre outras), e no Brasil (UFRJ. UFES, UFMT, UFT, entre outras) onde são responsáveis por atividades de docência, pesquisa e administração. Destaca-se que, do total dos egressos de doutorado, 27,8% são docentes em universidades federais e estaduais. Ainda, 22,78% são docentes em universidades privadas. O caráter multidisciplinar do curso permite que os profissionais oriundos do PPG Neurociências tenham uma boa inserção no mercado de trabalho, sendo que no caso de atividades de ensino, os mesmos são aptos a lecionarem uma vasta gama de disciplinas da área biológica, incluindo fisiologia humana, bioquímica, biologia celular, histologia, anatomia, embriologia, e farmacologia. Neste sentido, apenas a título de ilustração, temos egressos de doutorado do PPG Neurociências que hoje são professores efetivos de distintos Departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina:

1) Manuella Pinto Kaster (titulada em 2008) – Departamento de Bioquímica/UFSC.

2) Patricia de Souza Brocardo (titulada em 2008) – Departamento de Ciências Morfológicas (Histologia)/UFSC;

3) Cláudia Beatriz Nedel Mendes de Aguiar (titulada em 2008) – Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética/ Biologia Celular/UFSC;

4) Ricardo Castillo Garcez (titulado em 2009) – Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética/ Embriologia/UFSC;

5) Sérgio Murilo Steffens (titulado em 2009) – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia;

6) Samira Schultz Mansur (titulada em 2011) – Departamento de Ciências Morfológicas/ Anatomia/UFSC;

7) Eduardo Luiz Gasnhar Moreira (titulado em 2013) – Departamento de Ciências Fisiológicas/ Fisiologia Humana/UFSC;

8) Leidiane Mazzardo Martins (titulada em 2013) – Departamento de Ciências Morfológicas/ Anatomia/UFSC;

9) Morgana Duarte Silva (titulada em 2013) – Departamento de Ciências Fisiológicas/ Fisiologia Humana/UFSC;

10) Marcelo Libório Schwarzbold (titulado em 2014) – Departamento de Clínica Médica/ CCS/UFSC;

11) Viviane Glaser (titulada em 2014) – Docente de Biologia Celular na Coordenadoria Especial de Ciências Biológicas e Agronômicas/ UFSC Campus Curitibanos.

Assim, a porcentagem de doutores egressos do nosso programa que passaram a atuar em atividades de ensino e pesquisa nas IES é bastante elevada. Esta é uma importante contribuição para a formação de professores e pesquisadores qualificados para o estado de Santa Catarina e para o Brasil como um todo. Egressos do PPG Neurociências também atuam como pesquisadores e professores em universidades estrangeiras (e.g., o egresso de doutorado Vinicius de Maria Gadotti é professor de Fisiologia e Farmacologia na Universidade de Calgary, Canadá, sendo também pesquisador e coordenador de laboratório de pesquisa nesta instituição: https://contacts.ucalgary.ca/info/physphar/profiles/1-4853979), como empreendedores (e.g., o egresso de doutorado Francisco José Cidral Filho é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Multiple Energy Techlogies, em Washington/PA, Estados Unidos, empresa que trabalha no desenvolvimento de produtos relacionados a terapias integrativas e complementares). Assim, a análise de que mais de 80% dos doutores egressos nosso programa está atuando em atividades de ensino e/ou pesquisa atesta a excelência das atividades de formação de recursos humanos – docentes e pesquisadores – do nosso Programa.


De modo conjunto, observa-se que, dos 38 egressos de mestrado do PPG Neurociências do quadriênio 2017-2020, a ampla maioria (60,5%) está cursando doutorado atualmente. Ainda, 23,6% estão atuando profissionalmente em suas profissões de origem (e.g., atuação clínica como psicólogos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos, etc.). Foi observado, também, que 10,52% ainda estão buscando realizar doutorado (5,25% buscando doutorado pleno no exterior); 2,63% estão realizando residência médica; e 2,63% trabalham como técnica de pesquisa/laboratório em um centro privado de pesquisa. Dos que estão realizando doutorado (23 egressos, ou 60,5% do total de egressos), 61% (14 egressos) estão realizando doutorado no próprio PPG Neurociências/UFSC; 30% (7 egressos) estão realizando doutorado em outros cursos de PG da UFSC ou de outras instituições do Brasil; e 9% (2 egressos) estão realizando mestrado/doutorado fora do país. Em conjunto, tem-se que logo após o término do mestrado, a ampla maioria dos egressos do PPG Neurociências (60%) já inicia o curso de doutorado.