Curso/Níveis
O Programa de Pós-Graduação em Neurociências iniciou suas atividades de mestrado em março de 1994, e de doutorado em 2005.
O PPG Neurociências, que está inserido na Área Ciências Biológicas II da CAPES, é preferencialmente indicado para portadores de título de Mestrado nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde.
Este PPG oferece cursos de mestrado e doutorado, independentes e conclusivos, não constituindo o mestrado, pré-requisito para o doutorado.
O curso de mestrado é organizado na forma de mestrado acadêmico, enfatizando a competência científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores na Área de Neurociências. O doutorado tem por fim proporcionar a formação científica ampla e aprofundada na Área de Neurociências, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o poder criador.
O curso de mestrado terá a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, e o curso de doutorado terá a duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.
O currículo do curso de mestrado e de doutorado do PPG Neurociências está organizado em regime semestral.
O PPG Neurociência exige uma carga horária, expressa em unidades de créditos, respeitando um total de vinte e quatro, no mínimo, para o Mestrado, sendo dezoito créditos integralizados em disciplinas e seis créditos referentes à Dissertação e um total de quarenta e oito créditos, no mínimo, para o Doutorado, sendo trinta e seis créditos integralizados em disciplinas e doze créditos referentes à Tese.
O PPG Neurociências visa formar profissionais em nível avançado e multidisciplinar, a fim de que assumam posições de liderança em atividades de ensino, pesquisa e serviços (e.g., indústria, governo, e empreendedorismo). As atividades de formação no âmbito deste PPG oferecem condições adequadas para que os discentes desenvolvam pesquisas, disciplinas específicas, comunicação e outras habilidades de que precisam para se tornarem pesquisadores competentes, para aumentar sua empregabilidade e auxiliar no progresso das carreiras após a conclusão do curso.
A estrutura do PPG Neurociências é projetada para formar pós-graduados com preeminentes habilidades de pesquisa e analíticas, aptos para o seguimento de pesquisa de pós-doutorado em nível nacional e internacional, ou emprego como docentes e/ou pesquisadores em universidades e centros de pesquisa, na indústria, setores de assistência à saúde, ou no serviço público.
As atividades de formação no âmbito do PPG Neurociências propõem-se a florescer no corpo discente:
– O desenvolvimento de proeminente conhecimento teórico nesta área de especialização;
– O domínio de habilidades analíticas e metodológicas necessárias para avaliar e conduzir pesquisas no campo das neurociências;
– O planejamento e condução de pesquisas originais no campo das ciências biomédicas;
– O desenvolvimento de habilidades de comunicação científica, oral e escrita, para divulgação dos resultados de suas pesquisas de maneira clara e eficaz;
– O desenvolvimento de habilidades de trabalho coletivo e multidisciplinar;
– A compreensão e preocupação com os altos padrões éticos em pesquisa e ensino;
– A competência para ministrarem cursos de nível universitário nas mais diversas áreas do campo das neurociências.
Para atingir tais objetivos de formação, o PPG Neurociências desenvolve suas atividades em três distintos eixos, que visam orientação teórica e prática aos discentes, e ocorrem:
i) ao nível de atividades nos laboratórios de pesquisa com supervisão de um docente orientador;
ii) atividades teóricas e pedagógicas por meio de disciplinas com diversos docentes do PPG Neurociências;
iii) atividades de extensão conjunta entre diversos laboratórios e docentes e discentes, coordenadas pela coordenação do Programa.
Forma de ingresso:
A seleção de estudantes de mestrado e doutorado é realizada periodicamente, com critérios definidos em cada edital de seleção. A admissão dos estudantes ao programa é condicionada a capacidade de orientação, comprovada através da existência de orientadores com disponibilidade de tempo e recursos financeiros para este fim. O programa não garante bolsa de estudos aos alunos aprovados.
O programa de pós-graduação poderá admitir candidatos portadores de diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em caso de graduação no exterior,
mediante o reconhecimento do diploma apresentado pelo Colegiado Delegado.
Os interessados devem acessar periodicamente o site do programa, acompanhando o lançamento dos editais de seleção.