O programa

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGNEURO/UFSC) está vinculado à Grande Área de Ciências Biológicas II (CB-II) da CAPES, em nível de Mestrado e de Doutorado, com nota 5 nos Cursos de Mestrado e Doutorado.

O PPG Neurociências iniciou suas atividades de mestrado em março de 1994, e de doutorado em 2005, tendo titulado, até o presente momento (07/04/2021), duzentos e oitenta e cinco (285) pós-graduandos, sendo oitenta (80) doutores e cento e setenta e três (173) mestres.

A proposta do PPG Neurociências/UFSC é multidisciplinar e tem como missão integrar pesquisadores atuantes na área de Neurociências e formar recursos humanos qualificados para a docência, pesquisa e extensão, abrangendo principalmente a seguintes áreas: Neurobiologia Celular e Molecular, Neuroquímica, Psicobiologia, Neurofarmacologia, Neurofisiologia e Neurociências Aplicadas.

Este PPG tem como visão de futuro ser um programa de excelência na área de avaliação da Capes para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente. Tem como valores: inserção social, integração, produção qualificada, valorização pessoal, trabalho em equipe, credibilidade, responsabilidade, cooperação, ética e moral, competência, e visibilidade.


O principal objetivo do PPG Neurociências é proporcionar a adequada qualificação de recursos humanos e aumentar a capacidade de geração, difusão e de utilização de conhecimentos científicos e inovação na área de Neurociências, proporcionando elevados índices de fixação de docentes-pesquisadores de grande capacitação científica e tecnológica.

Entre os objetivos específicos do PPG Neurociências, destacam-se:

 

1) Proporcionar integração de múltiplas expertises dentro da área de Neurociências por meio da colaboração entre pesquisadores comprovadamente qualificados;

2) Incentivar a elaboração e implementação de Projetos Institucionais congregando as diversas áreas de atuação (Neurobiologia Celular e Molecular, Neuroquímica, Psicobiologia, Neurofarmacologia, Neurofisiologia e Neurociências Aplicadas);

3) Formação de pesquisadores e professores qualificados (mestres e doutores) para atuar no ensino e pesquisa de nível superior em instituições públicas e privadas;

4) Formação de pesquisadores para atuação em desenvolvimento tecnológico multidisciplinar associado ao desenvolvimento de novos medicamentos ou novos materiais com potencial terapêutico ou diagnóstico;

5) Formação de pesquisadores e profissionais de saúde com formação em Neurociências básica para atuação em nível clínico neurológico, reabilitação (fisioterapia), psiquiatria, neuropsicologia, e neuronutrição;

6) Qualificar docentes, pesquisadores e profissionais de saúde que possam responder de forma competente as necessidades locais, regionais, nacionais, e internacionais na área das Neurociências.


O PPG Neurociências é composto de apenas uma área de concentração: Neurociências. Ademais, é subdividido em quatro diferentes linhas de pesquisa, nomeadas abaixo:

Neurobiologia Comparada e Controle Neural;

Neurobiologia da Dor e da Inflamação;

Neurobiologia das doenças Neuropsiquiátricas, Neurológicas e Neurodegenerativas;

Sinalização Celular, Neuroproteção e Neurotoxicidade.


Em linhas gerais, a neurociência é o estudo do sistema nervoso humano, como este sistema funciona, é estruturado e se desenvolve. De acordo com a Society for Neuroscience, maior sociedade profissional de neurociência do mundo, o campo de estudo da neurociência compreende, principalmente:

  • Compreender o cérebro humano e como ele funciona;
  • Compreender e descrever como o sistema nervoso central se desenvolve, amadurece e se mantém;
  • Analisar e compreender as doenças neurológicas e psiquiátricas, e descobrir métodos para preveni-las ou curá-las.

O ponto chave da pesquisa de ponta está nos recursos humanos capacitados para dar o salto de qualidade e inovador para a solução de problemas. No que diz respeito aos problemas médicos, é fundamental a interação entre pesquisadores qualificados de diferentes áreas experimentais e clínicas. E é nesse sentido que se destaca a  multidisciplinaridade do corpo discente e docente do PPG Neurociências.

Este Programa de Pós-Graduação historicamente desenvolve pesquisas não clínicas e clínicas, sob uma ótica translacional, sendo que as pesquisas aqui realizadas podem ser mais facilmente observadas e divididas por meio de doenças que são estudadas, seja na investigação das bases fisiopatológicas destas, ou na avaliação de estratégias neuroprotetoras e/ou terapêuticas. Entre as doenças neuropsiquiátricas estudadas no âmbito do PPG Neurociências, destacam-se: doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, Esclerose Múltipla, Transtorno Depressivo Maior, Traumatismo Crânio-Encefálico, Epilepsia, Dor Neuropática, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Acidente Vascular Encefálico, entre outras.